Avançar para o conteúdo principal

CIENTISTAS ANUNCIAM QUE A CONSTIPAÇÃO PODE TER OS DIAS CONTADOS

Estudo publicado na revista “Nature Chemistry” apresenta uma molécula capaz de combater o vírus da constipação comum, evitando que este se apodere das células humanas.


Investigadores do Imperial College London, no Reino Unido, criaram uma molécula testada em células humanas que se mostrou eficaz a bloquear várias estirpes do vírus da constipação.
https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/cientistas-mais-perto-da-cura-para-a-constipacaoA novidade é que esta molécula em vez de atacar os vírus em si – que têm centenas de variações e estão em constante mutação – têm como alvo o hospedeiro infetado, ou seja, os seres humanos.
A constipação comum é causada por uma família de vírus com centenas de variantes, o que torna praticamente impossível desenvolver imunidade ou uma vacina eficaz. Esta tarefa é ainda dificultada pela rápida evolução dos vírus que facilmente ganham resistência aos fármacos.

Como funciona a nova molécula?

O fármaco agora desenvolvido atua sobre uma proteína presente nas células humanas conhecida como N-miristoiltransferase (NMT).
Todas as estirpes do vírus necessitam desta proteína para sobreviverem e se disseminarem. Os vírus apoderam-se da NMT das células para construírem a cápside ou o invólucro que protege o genoma viral.
Como a molécula atua sobre uma proteína humana e não sobre o próprio vírus, é pouco provável que se desenvolva resistência por parte do mesmo.
"A constipação comum é uma inconveniência para a maioria, mas pode causar complicações sérias em pessoas com doenças como asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica", explicou Ed Tate, bioquímico e líder do estudo. A equipa de investigação incluiu ainda Andy Bell, o inventor do Viagra, uma fármaco para a disfunção eréctil.
A constipação espalha-se rapidamente de pessoa para pessoa, já que os vírus que causam a doença podem permanecer nas mãos e superfícies durante 24 horas. Analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a combater os sintomas, mas não a infeção. Esta é combatida pelo sistema imunitário dos indivíduos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de