Avançar para o conteúdo principal

Polícia Técnica utiliza aparelho inovador que identifica drogas em segundos

Aparelho portátil que faz a identificação de substâncias químicas através do contato de raios infravermelhos, o Raman é uma das novidades do Departamento de Polícia Técnica neste Carnaval para a constatação de drogas. O equipamento analisa de maneira rápida e segura a composição de substâncias, em qualquer lugar, com base em uma biblioteca interna onde estão catalogados vários tipos de entorpecentes e medicamentos em geral.



A Bahia é um dos poucos estados que possui o equipamento, braço direito de profissionais do DPT, como explica o perito criminal Augusto Sérgio Costa Souza. “Entre os benefícios do uso do Raman, além da agilidade, estão a utilização de técnica não destrutiva ao ambiente e a necessidade de pequena quantidade de amostra do produto para análise”, afirmou.

A proximidade do posto do DPT com o Departamento de Narcóticos da Bahia (Denarc), no circuito Dodô (Barra/Ondina), facilita ainda mais a análise dos produtos aprendidos durante o Carnaval. “A parceria com o Denarc durante a festa faz com o que os resultados agilizem, inclusive, o andamento dos inquéritos”, afirmou a perita Dayana Barbosa Souza.

Antes da aquisição do equipamento, a identificação de drogas apreendidas era feita através de reações químicas, mas o método continua sendo utilizado para uma segunda confirmação. Com o Raman, é possível saber qual a substância existente em um produto em poucos segundos.
 
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários