Avançar para o conteúdo principal

A regra dos 5 segundos pode mesmo existir!

Quem nunca ouviu falar da regra dos 5 segundos??!

Um estudo científico levado a cabo por alunos de Biologia da Universidade de Aston demonstrou que esta regra pode ter algumas bases científicas. Isto porque fizeram a monitorização (entre os 3 e os 30 segundos) da passagem de algumas bactérias, nomeadamente Escherichia coli (E.coli) e Staphylococcus aureus, de diversos tipos de superfície para diversos tipos de alimentos (torradas, biscoitos e doces).

Descobriram que a comida que passou menos tempo em contacto com a superfície tinha poucas probabilidades de conter bactérias em comparação com a que ficou mais tempo em contacto.

Por: Maria João Oliveira, m6304

Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2014/03/140310102212.htm


Comentários

  1. Não há dúvidas que este estudo pode vir a ter uma certa relevância, pelo menos no que toca a alguns tipos de microorganismos, não só no que toca a comida, como em objetos.

    Por exemplo, no caso de hospitais, onde a existência de microorganismoa mais resistentes a antibióticos é uma constante. Qual não seria o interesse de estudar esta mesma regra dos 5 segundos na passagem destes microorganismos para instrumentos hospitalares que não necessitem de ser esterilizados, mas que podem servir de veículo de transmissão??

    Maria João Oliveira, m6304

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de