Avançar para o conteúdo principal

Bial vai apoiar investigação em neurociência com 50 mil euros






A Fundação Bial anunciou hoje no Porto a abertura de um concurso internacional para projetos de investigação científica na área das neurociências, variando os apoios entre os cinco mil e os 50 mil euros.
O anúncio foi feito pelo presidente da fundação, Luís Portela, durante o 12.º Simpósio daquela instituição, subordinado ao tema "Aquém e além do cérebro", que decorre até sábado na Casa do Médico.
Com o prazo de candidaturas a decorrer até 31 de agosto de 2018, o novo concurso apoiará projetos com a "duração máxima de três anos", com montantes "compreendidos entre os cinco mil e 50 mil euros", determinado em "função das características de cada projeto", refere o comunicado enviado à agência Lusa.
Citado na nota, Luís Portela sublinha que à semelhança das edições anteriores, os apoios versam "projetos de investigação em psicofisiologia e parapsicologia que não se debrucem sobre patologias ou terapêuticas".
"O objetivo da Fundação Bial é incentivar a investigação centrada sobre o ser humano saudável em todas as suas vertentes", frisou Luís Portela.

Centenas de projetos apoiados pela Bial

O presidente da fundação citou ainda os "40 projetos expostos e apresentados pelos investigadores apoiados" pela fundação, cuja "qualidade e progressão evidente" faz com que os promotores "se sintam especialmente realizados".
Segundo as contas da fundação, foram apoiados "614 projetos de mais de 1.350 investigadores de 25 países", precisando que até março de 2018 o trabalho financiado pela Bial "resultou na publicação de 910 artigos em revistas indexadas".
Os simpósios "Aquém e além do cérebro" realizam-se desde 1996 e reúnem, de dois em dois anos, "os investigadores apoiados pela fundação e grandes nomes das neurociências a nível mundial", concluiu o comunicado.
Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de