Avançar para o conteúdo principal

Luva devolve movimentos das mãos a pacientes que tiveram AVC



Musical Glove é um dispositivo de computação em formato de luva que promete ser um grande aliado na reabilitação de pessoas que sofreram um AVC, pois ajuda a melhorar suas habilidades motoras finas. A luva é equipada com minúsculos sensores que são capazes de controlar os movimentos das mãos do usuário, permitindo com que ele jogue jogos apertando e segurando teclas na tela de uma tablet.

Segundo Nizan Firedman, fundador da Flint Dispositivos para Reabilitação, são esses alguns dos exercícios recomendados para serem executados pelos pacientes depois de deixar o hospital, pois são de alta repetição. A ideia da luva musical é manter as pessoas mais motivadas a fazerem os exercícios, sem ficarem entediados.

Friedman teve a ideia de criar o dispositivo enquanto fazia doutorado em engenharia biomédica na Universidade da Califórnia, com David Reinkesmeyer e Mark Bachman. Inicialmente, queriam juntar robótica e musicoterapia, mas, por causa dos elevados custos da robótica, surgiu a ideia da luva, que se saiu melhor do que eles imaginavam. “As pessoas que não tinham usado as mãos em meses ou até mesmo anos, estavam vendo benefício”, lembra Friedman.


Além das vendas para clínicas de reabilitação de pacientes, uma versão doméstica da novidade também é vendida em um kit com, além da própria luva, um tablet projetado especialmente para ela. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de