Avançar para o conteúdo principal

Investigadores fazem descoberta contra cancro de pele

Investigadores de Hong Kong, Macau e Taiwan obtiveram resultados promissores com um composto químico para tratar o cancro de pele, informa hoje o jornal South China Morning Post.

Uma equipa formada por investigadores da Universidade Baptista de Hong Kong, da Universidade de Macau e da Universidade Médica de Kaoshiung (Taiwan) descobriram, em experiências laboratoriais, que injeções de ródio -- elemento químico pertencente à classe dos metais -- podem inibir o desenvolvimento de cancro de pele.
Os cientistas reivindicam terem sido os primeiros a descobrir e a provar a função do composto metálico no tratamento de cancro de pele.
Cinco ratos com melanoma -- um dos tipos mais agressivos e perigosos de cancro de pele -- foram tratados com uma injeção do composto químico metálico quatro vezes por semana durante 35 dias no ano passado.
A experiência levou os investigadores a concluírem que o composto podia bloquear a atividade de uma proteína designada de STAT3, a qual desempenha um papel importante no desenvolvimento de vários cancros, incluindo o de pele, explicou Ma Dik-lung, professor assistente do Departamento de Química da Universidade Baptista de Hong Kong, citado pelo South China Morning Post.
Quando comparados com os do grupo de controlo que tinham cancro mas não receberam tratamento, os ratos que foram injetados com ródio (III) registaram um significativo abrandamento no crescimento do tumor.

Investigadores fazem descoberta contra cancro de pele


Por: Rúben Pires 
Fonte: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3923228&seccao=Sa%FAde
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários

  1. Investigadores descobriram em experiências laboratoriais, que injeções de ródio (elemento químico metálico) pode inibir o desenvolvimento de cancro.
    Nesta experiência foram usados 3 ratos com melanoma, sendo os ratos tratados com ródio quatro vezes por semana durante 35 dias.
    Quando comparados com os do grupo de controlo, os ratos injetados com ródio (III) registaram um significativo abrandamento no crescimento do tumor. A explicação deve-se ao facto do composto bloquear a atividade de uma proteína designada de STAT3, a qual desempenha um papel importante no desenvolvimento de vários cancros, incluindo o de pele.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário