Uma equipa de Nova Iorque conseguiu criar embriões humanos a partir de células humanas adultas de uma mulher diabética, usando a mesma técnica de clonagem que criou a ovelha Dolly. Os cientistas conseguiram ainda diferenciar células, a partir dos embriões, para produzir insulina.
Este último estudo é de uma equipa de cientistas liderada por Dieter Egli, do Instituto de Investigação da Fundação para as Células Estaminais em Nova Iorque, uma instituição financiada com dinheiros privados. A equipa conseguiu criar as células-beta, que no pâncreas produzem a insulina, a partir de embriões clonados de uma mulher de 32 anos com diabetes do tipo-1.
Usando a mesma técnica de clonagem que criou a ovelha Dolly, já é possível produzir embriões humanos a partir das células clonadas de pessoas vivas. Uma equipa de cientistas de um instituto de Nova Iorque conseguiu, ainda, que as células estaminais se diferenciassem em células capazes de produzir insulina, clonando células de uma mulher com diabetes. Esta inovação científica permitirá o uso de investigação em células estaminais para criar células de cada doente para tratar determinadas doenças como diabetes, doença de Parkinson, doenças cardíacas e entre outras.
ResponderEliminar