Avançar para o conteúdo principal

Criadas células que produzem insulina a partir de clones de embriões humanos

Recentemente, cientistas conseguiram clonar células de uma mulher com diabetes. Estes investigadores não só produziram embriões e células estaminais que são geneticamente idênticos à mulher, mas conseguiu ainda que as células estaminais se diferenciassem em células capazes de produzir insulina.
Este feito permite no futuro usar a investigação em células estaminais para criar células à medida de cada doente para tratar doenças como a diabetes, a doença de Parkinson, doenças cardíacas e outros problemas de saúde. Por outro lado, o feito mostra que está iminente a possibilidade de os cientistas criarem embriões humanos a pedido, algo que a Igreja Católica e os defensores pró-vida criticam fortemente.

Este estudo é de uma equipa de cientistas liderada por Dieter Egli, do Instituto de Investigação da Fundação para as Células Estaminais em Nova Iorque. A equipa conseguiu criar as células-beta, que no pâncreas produzem a insulina, a partir de embriões clonados de uma mulher de 32 anos com diabetes do tipo-1. Quando transplantadas para ratinhos de laboratório, estas células funcionaram normalmente, produzindo insulina em resposta à presença de glicose no sangue. Um dos mais importantes usos das células-beta criadas agora em laboratório será a investigação, e não o uso em terapias.


Por: Sara Cegonho



The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários

  1. Mais um grande avanço no estudo das células estaminais que possibilitará a criação de células específicas para cada doente que substituam as disfuncionais. Para além disso, possibilitou um progresso a nível da clonagem, tema que continuará a criar opiniões controversas a nível ético. Será que daqui a alguns anos será possível escolher e alterar deliberadamente as características nos embriões humanos? Ou por outro lado, será comum criar e utilizar embriões in vitro para utilização em prol da ciência?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário