Avançar para o conteúdo principal

Pacemaker fetal pronto para ensaios clínicos em Humanos

"Pacemaker fetal pronto para ensaios clínicos em Humanos"
Cerca de 500 fetos por ano são diagnosticados com uma condição rara em que o coração bate muito lentamente para bombear sangue suficiente para o pequeno corpo em desenvolvimento. Um pacemaker poderia ser usado para controlar esse ritmo cardíaco anormal, mas as tentativas de colocar um pacemaker adulto na mãe e anexar seu cabo elétrico para o feto tem falhado, porque o feto muitas vezes muda de posição e puxa o fio.
desafio passava então por fazer um pacemaker pequeno o suficiente para ser inteiramente implantado dentro do feto sem fios, e de forma minimamente invasivas. O desafio foi aceite por dois médicos e um engenheiro na Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles, cerca de cinco anos atrás. Este mês, a equipe publicou detalhes do sistema do micropacemaker fetal completo, e eles estão agora preparados para usá-lo no primeiro feto humano.
O micropacemaker, feito de somente 7 componentes, é um cilindro desenhado para caber numa cânula da inserção com 3.8mm de diâmetro, uma ferramenta de implementação usada em cirurgias fetais. O pacemaker é por si só "realmente muito antiquado no seu design", diz um dos membros da equipa. Baseia-se em técnicas usadas nos primeiros pacemakers cardíacos dos anos 50.
A última implementação ao dispositivo foi a mais desafiadora: o sistema de recarga sem fio. Uma pequena bateria de lítio dentro do pacemaker alimenta o dispositivo por apenas uma semana, podendo ser recarregada regularmente sem ser removida. O sistema de recarga baseia-se em acoplamento indutivo usando um gerador alta potência. Ao recarregar o dispositivo a cada semana, a equipe espera que o feto possa manter-se até o nascimento com uma função cardíaca saudável. Após nascimento a criança pode receber um pacemaker de adulto.
O dispositivo já passou por vários testes em fetos de ovelhas, um modelo convencional para estudar a fisiologia fetal. Em 2015, a FDA aprovou o início de estudos em humanos. A equipe está agora preparada para implantar o dispositivo em fetos humanos."


Comentario de Jane Dias:
Um pacemaker é um dispositivo que regula eletronicamente os batimentos cardíacos, monitoriza o ritmo cardíaco e, quando necessário, gera um impulso elétrico indolor que desencadeia um batimento cardíaco. Apesar dos elevados números de implementação de pacemakers, bem sucedidas, em adultos, da boa relação custo-benefício e da segurança da implementação, o tratamento de problemas cardíacos em fetos pela utilização de pacemaker mostrou-se quase impossível ao longo dos anos devido às inúmeras limitações. Contudo, há 5 anos que dois médicos e um engenheiro embarcaram neste desafio e hoje já está disponível para ensaios clínicos em humanos um micropacemaker fetal desenhado especialmente para ultrapassar as limitações da utilização de pacemakers em fetos (ausência de fios, tamanho e peso adequado, minimamente invasivo e equipado de um sistema de recarga sem fios). 
Este dispositivo permite que fetos que apresentem problemas cardíacos possam permanecer com uma função cardíaca saudável durante toda a gestação o que aumenta a probabilidade de sobrevivência de fetos com deficiências cardíacas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de