Avançar para o conteúdo principal

Adeus gesso!!

Estudante cria acessório que promete substituir o gesso na reparação de fracturas ósseas.

O Cortex é um molde de plástico que substitui o gesso tradicional e é constituído por uma cobertura que envolve o braço. Este além de ser mais leve e livre de odores, dispensa todo o processo de engessar o braço. Além disso, o Cortex ainda permite que o usuário fique com o membro reto, sem precisar dobrá-lo e usá-lo ao peito.
O projeto foi anunciado em Junho do 2013 por Jake Evill, estudante da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia.  O molde é impresso em 3D a partir de um raio X do osso partido do paciente.

O Cortex ainda não tem previsão para chegar ao mercado, existindo já um novo protótipo equipado com um dispositivo de ultra-som que acelera a cicatrização.

Fonte:
http://canaltech.com.br/noticia/saude/Adeus-gesso-Estudante-cria-acessorio-que-acelera-cura-de-ossos-quebrados/

Por: Patrícia Lindeza, m5945.





The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários

  1. Aquando da fractura de um dos membros existe sempre o processo de regeneração óssea associado. Contudo, este processo é conhecido por moroso uma vez que envolve a aplicação de gesso com todas as complicações a ele associado. O gesso é pesado, difícil de higienizar e desenvolve cheiro.
    O desenvolvimento do Cortex e mais à frente do Osteoid, permite tornar o processo de cicatrização menos doloroso e complicado. Trata-se de um enorme avanço no sentido de ajustar este momento de recuperação a uma vida quotidiana menos limitada.

    Por: Patrícia Lindeza, m5945.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário