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Apneia do sono em crianças provoca redução na massa cinzenta


Crianças com apneia do sono sofrem uma redução significativa da massa cinzenta (células cerebrais) envolvida no movimento, memória, emoções, fala ou percepção, em relação a crianças sem o distúrbio, indica um estudo na revista Scientific Reports.
Publicado esta sexta-feira, o estudo comparou crianças entre os sete e os 14 anos com apneia do sono obstrutiva moderada ou grave com crianças da mesma idade que dormiam normalmente e concluiu que as primeiras tinham redução da massa cinzenta em várias regiões do cérebro.
A descoberta aponta para uma forte ligação entre este distúrbio comum do sono, que afecta até 5% das crianças, e a perda de neurónios ou um atraso no crescimento neuronal do cérebro em desenvolvimento. E é uma razão para os pais de crianças com sintomas de apneia do sono considerarem uma detecção precoce e um tratamento.
“As imagens de mudanças na matéria cinzenta são impressionantes”, considera um dos autores do estudo, Leila Kheirandish Gozal, da Universidade de Chicago (EUA), acrescentando que “ainda não há um guia preciso para relacionar a perda de matéria cinzenta com défices cognitivos precisos, mas há uma prova clara de perda ou dano neuronal generalizado, comparando com a população em geral”.
Os investigadores analisaram 16 crianças com apneia obstrutiva do sono. Os padrões do sono foram avaliados no laboratório pediátrico do sono da Universidade de Chicago e cada criança também fez testes neuro-cognitivos e ressonâncias magnéticas. Os resultados foram comparados com os obtidos em exames idênticos em nove crianças da mesma idade, sexo, etnia e peso, que não tinham apneia do sono e com outros resultados guardados em base de dados.
Foram encontradas nas crianças com apneia reduções no volume de massa cinzenta em várias regiões do cérebro, incluindo o córtex central, o córtex pré-frontal, o córtex parietal, o lobo temporal e tronco encefálico. Apesar de as reduções da massa cinzenta serem bastante extensas, não é fácil medir as consequências directas, disseram os autores. David Gozal, outro dos autores do estudo, disse que os exames não explicam o que afectou os neurónios nem em que momento, nem se as células cerebrais encolheram ou se foram completamente perdidas.

Fonte: https://www.publico.pt/2017/03/18/ciencia/noticia/apneia-do-sono-em-criancas-provoca-reducao-na-massa-cinzenta-1765642

Cometário do Bloguista:  Apneia do sono ou Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma perturbação respiratória relacionada com o sono, que consiste na interrupção do fluxo respiratório durante o sono por mais de 10 segundos, e mais de 5 vezes por hora. A consequência direta da apneia do sono é a alteração do padrão do sono, onde há uma incapacidade de atingir as fases profundas do sono, que são as que permitem o descanso físico e mental. A incorreta oxigenação do sangue que ocorre durante a noite, poderá induzir problemas como o aumento do trabalho cardíaco, arritmias cardíacas, aumento significativo do risco de enfarte, alterações hormonais, entre outras.
A apneia do sono infantil é cada vez mais comum, por vezes até em crianças muito pequenas. Em alguns casos, crianças antes dos dois anos de idade já possuem formas intensas de SAOS. Sabe-se hoje que estamos perante uma tendência mundial e não se sabe qual a causa. No presente estudo descobriu-se mais uma consequência dramática desta perturbação. Compararam-se crianças entre os 7 e 14 anos com apneia do sono, com crianças que dormiam normalmente. Concluiu-se que crianças com apneia do sono sofrem uma redução significativa da massa cinzenta, que é responsável entre tantas outras coisas pelo movimento, memória e emoções. Assim estamos numa situação em que é necessário que os pais destas crianças estejam atentos aos primeiros sinais da apneia, para assim detetarem e partirem para um tratamento o mais rapidamente possível, de forma a minimizarem e prevenirem as graves consequências, que se sabe assim, estarem associadas à apneia do sono.



The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

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