Estudo em ratos pode ter descoberto medicamento que previne o Alzheimer
"Um estudo realizado em ratos pode ter descoberto um medicamento que previne a doença de Alzheimer. O próximo passo é testá-lo em pessoas com demência.
O teste de laboratório, que foi conduzido em animais, descobriu que uma molécula específica pode prevenir a acumulação de uma proteína tóxica no cérebro, conhecida por causar Alzheimer.
Desde 1906, os investigadores sabem que as placas amiloides são uma das causas da doença. Essas placas são depósitos teimosos e pegajosos que se acumulam no nosso cérebro e contêm uma proteína chamada beta-amiloide, que causa a morte das células nervosas e tem sido o foco de muitos estudos.
Primeiro, a beta-amiloide ataca as redes de comunicação entre as nossas células nervosas (sinapses) e, de seguida, sufoca-as. Este dano às células nervosas é o que contribui para os sintomas da doença de Alzheimer.
Atualmente, não há medicamento que possa alterar a quantidade de placa amiloide que se acumula no cérebro ou impedir que essa acumulação aconteça.
(...)
No entanto, quando moléculas de PPA maiores são divididas pelo corpo em fragmentos menores, podem seguir dois caminhos. Uma dessas rotas não está associada à doença, enquanto a outra mostrou elevar os níveis de beta-amiloide. Se olharmos para o caminho que leva à doença de Alzheimer, os cientistas identificaram uma enzima conhecida como gama-secretase como um elemento chave na conversão de PPA em beta-amiloide.
Para fazer isto, foram usados ratos alterados para gerar mais beta-amiloide – exibindo, assim, alguns dos sinais da doença de Alzheimer.
(...)
O resultado foi uma redução da quantidade de beta-amiloide no cérebro para metade. Embora outros estudos tenham produzido resultados semelhantes em modelos animais, os resultados deste estudo são significativos porque este composto poderia ser usado não apenas para tratar a demência, mas também para a prevenir."
Fonte: https://zap.aeiou.pt/estudo-medicamento-previne-alzheimer-386611?fbclid=IwAR341bHThBOGWPCRqVOoFB0o44Hpcuvzj_ZFGzQwcA8a18apREs5qDv0fPk
Comentários
Enviar um comentário