Avançar para o conteúdo principal

Cientistas descobrem um novo tipo de célula no corpo da mulher

Cientistas descobriram um novo tipo de macrófago essencial para a saúde do tecido mamário e que pode estar intimamente ligado ao cancro da mama.
De acordo com o jornal ABC, cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriram uma célula imune especializada em manter saudável o tecido do ducto mamário, no qual o leite é produzido e transportado.
Recorrendo a imagens 3D, os investigadores puderam observar como estes macrófagos procuram ameaças nesses ductos e trabalham para mantê-los saudáveis e limpos, fagocitando (por outras palavras, absorvendo) as células produtoras de leite mortas depois do fim da lactação.
Os autores do estudo, publicado na revista científica Nature Cell Biology, estão convencidos de que compreender o funcionamento destas células é essencial para encontrar novas formas de tratar o cancro da mama, pois esses ductos são a origem de muitos deles.
“À medida que o cancro cresce, estes macrófagos multiplicam-se. Suspeitamos que estes reduzem a resposta imune do organismo, o que poderia ter implicações perigosas para o crescimento e desenvolvimento do cancro nestes locais que, por si só, já têm tendência a gerá-lo”, explica Caleb Dawson, um dos autores da pesquisa.
Agora, a equipa irá trabalhar para descobrir como bloquear a atividade destes macrófagos, o que poderá ter aplicação em terapias contra o cancro da mama.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de