Avançar para o conteúdo principal

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados.
O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa e reaparece depois de tratado. Numa tentativa de encontrar solução para o seu tratamento, investigadores encontraram no vírus do Ébola um aliado inesperado na luta contra este tipo de cancro.
“A ironia é que um dos vírus mais letais do mundo pode ser útil no tratamento de um dos cancros do cérebro mais mortais”, salientou Anthony van den Pol, coautor do estudo publicado na semana passada na revista científica Journal of Virology.
Esta abordagem inédita tira proveito de uma fraqueza na maioria dos tumores do cancro e também de uma defesa do Ébola contra a resposta do sistema imunológico a patógenos. Como as células cancerígenas não conseguem criar defesas sólidas contra vírus, os investigadores aproveitaram-se desta lacuna para usar vírus para combater os cancros.


No entanto, recorrer a vírus para tratar outras doenças não é propriamente simples e pode ter graves consequências. Para contornar este problema, van den Pol e a sua equipa testaram vírus quiméricos, com capacidade de identificar as células cancerígenas, mas sem afetar a pessoa, explicam os investigadores num comunicado citado pelo Science Daily.
Como tal, a equipa de investigadores usou apenas um gene do Ébola que tem a capacidade de esconder o vírus do sistema imunológico. Os cientistas fizeram testes em ratos e verificaram que este gene conseguiu atingir e matar seletivamente tumores cerebrais de glioblastoma.
Este gene mostrou ser capaz de proteger as células saudáveis da infeção — mas não as células cancerígenas. Em teoria, este vírus pode ser usado em conjunto com a cirurgia para eliminar os tumores de glioblastoma e ajudar a prevenir a recorrência típica deste tumor cerebral."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de