"Estudo de investigadores suíços mostra que também pode haver stress nas emoções positivas.
Não é só de males de amor, de desgosto intenso ou de um súbito episódio de raiva que o coração pode ressentir-se, e fraquejar. Momentos de grande felicidade ou de alegria também podem, afinal, causar uma condição cardíaca conhecida como takotsubo cardiomiopatia, que corresponde a uma alteração temporária da forma do ventrículo esquerdo, e que se caracteriza por dores no peito e falta de ar.
Cerca de 75% dos casos de takotsubo cardiomiopatia são causados por situações de grande stress, como a perda súbita de alguém, uma grande cirurgia ou o envolvimento num acidente. Mas a boa notícia é que em geral esta situação é temporária e a pessoa acaba por recuperar completamente."
Fonte: http://www.dn.pt/sociedade/interior/a-felicidade-tambem-pode-causar-males-de-coracao-5059103.html
Comentário do Bloguista:A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. Sabe-se agora que este estado pode levar ao desenvolvimento de uma condição cardíaca conhecida como takotsubo cardiomiopatia, que corresponde a uma alteração temporária da forma do ventrículo esquerdo, e que se caracteriza por dores no peito e falta de ar, ao contrário do que se pensava antes, que apenas as emoções negativas levavam ao desenvolvimento desta condição.
Comentários
Enviar um comentário