Avançar para o conteúdo principal

Estudo do CICS descobre papel protetor de proteína no cancro mamário

Uma equipa de investigadores do CICS - Centro de Investigação em Ciências da Saúde está a desenvolver um estudo inovador sobre o papel da regucalcina na prevenção do cancro mamário.


Este estudo já revelou que animais com sobre expressão da regucalcina apresentam resistência ao desenvolvimento de tumores mamários, o que sugere que esta proteína pode atuar na supressão de tumores. Desta forma, “podemos pensar que aumentando os níveis desta proteína podemos atuar na proteção do desenvolvimento dos tumores, o que, em termos mais simples, significa que a descoberta desta proteína abre uma nova porta muito promissora, não no tratamento do cancro, mas da prevenção do mesmo, quase como uma "vacina" para o cancro” refere fonte do CICS.
 
Estudos anteriores do grupo de investigação liderado pela docente Sílvia Socorro, haviam demonstrado que a regucalcina (RGN), uma proteína reguladora dos níveis de cálcio intracelular e envolvida em diversas vias de sinalização, apresenta uma expressão diminuída em casos de cancro da mama relativamente a tecidos não neoplásticos. No estudo recentemente publicado na revista Experimental Cell Research os mesmos investigadores do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) identificaram a RGN como uma molécula com uma ação protetora na carcinogénese da glândula mamária.

Fonte: https://www.ubi.pt/Noticia/5495
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários