O movimento de uma mão é o resultado de informação vinda de duas direcções. Por um lado, o nosso tacto dá-nos a conhecer o que a mão está a sentir. Por outro, o cérebro interpreta esta informação e comanda os movimentos da mão de acordo com a nossa vontade. É assim que sabemos quando estamos a apertar com demasiada força uma garrafa de plástico. Também por isso é tão difícil criar uma mão para pessoas amputadas que replique este sistema complexo.
Mas uma equipa internacional criou a primeira mão biónica que fez um homem amputado voltar a sentir. Para isso, quatro eléctrodos foram implantados, por cirurgia, nos nervos do braço de um dinamarquês que há nove anos ficou sem a mão esquerda. A novidade foi publicada num artigo da revista Science Translational Medicine.
“O feedback sensorial foi incrível”, diz Dennis Aabo Sørensen, 36 anos. “Pude sentir coisas que não sentia há nove anos”, explicou, citado num comunicado da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. O dinamarquês perdeu a mão quando estava a manusear fogo-de-artifício, durante um feriado. Quando o acidente aconteceu foi imediatamente levado para o hospital, onde lhe amputaram a mão.
Desde aí tem uma mão prostética que detecta o movimento muscular no que resta do braço, o que permite à mão artificial abrir-se ou fechar-se para agarrar objectos. “Funciona como o travão de uma mota”, explica Dennis Aabo Sørensen. “Quando se aperta o travão, a mão fecha. Quando se relaxa, a mão abre.”
Continuação da notícia no link abaixo mencionada.
Por: Cristina Lemos, e8463
Fonte: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/homem-amputado-voltou-a-sentir-objectos-com-mao-bionica-1622519#/1
Continuação da notícia no link abaixo mencionada.
Por: Cristina Lemos, e8463
Fonte: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/homem-amputado-voltou-a-sentir-objectos-com-mao-bionica-1622519#/1
Por vezes, as pessoas deparam-se numa situação em que um (ou mais) membro (s) terá de ser amputado, provocando limitações no dia-a-dia. Quando nos avistamos com uma amputação de uma mão, tem-se vindo a utilizar a implementação de uma mão biónica, que facilita às pessoas terem uma vida mais "normal". Mas até aos dias de hoje ainda não se tinha conseguido criar uma mão biónica que fosse capaz de fazer sentir os objetos. Esta nova mão biónica bem proporcionar qualidade e um novo estilo de vida, às pessoas que se encontram nestas situações.
ResponderEliminarPor: Cristina Lemos, e8463