Avançar para o conteúdo principal

Fábrica produz pele humana na Alemanha

Investigadores alemães produzem tecidos a 3D

2011-04-27
Fábrica produz cinco mil unidades de pele por mês
Fábrica produz cinco mil unidades de pele por mês
A pele é o maior órgão humano e tem sido criado com sucesso em laboratório, mas com custos elevados e através de um processo moroso. Agora, cientistas alemães conseguem fabricar o tecido a partir de uma máquina. A proeza foi realizada no Instituto Fraunhofer, em Estugarda (Alemanha), onde utilizam células de pele humana para recriar novos tecidos e o processo é feito por robôs num ambiente esterilizado para evitar a contaminação dos tecidos.

Já era possível fazê-lo, mas o método era manual e lento. Outra das diferenças que demarcam o recente processo é a capacidade de produzir pele a três dimensões. Neste contexto, engenheiros e biólogos do instituto decidiram unir esforços e criar um projecto único a nível mundial: uma fábrica para pele humana.
Segundo a cientista Heike Walles explica na página da instituição, uma das particularidades da tecnologia é precisamente essa capacidade de criar pele a 3D. Existem sistemas de testes cutâneos que têm apenas uma camada.

Através da tecnologia complexa e do desenvolvimento de diferentes materiais são capazes de produzir várias camadas de pele e de cultivar mais tipos de células num único processo. No futuro, estes avanços científicos poderão reconstruir a órgãos e resolver o problema da rejeição.

Actualmente, a fábrica já produz cinco mil unidades de pele por mês e, por enquanto, a nova técnica é utilizada pela indústria cosmética e farmacêutica, de forma a evitar testes em animais. Para ser usada em outros campos, os investigadores defendem que é necessário fazer mais investigação.
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários

  1. A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem diversas funções de entre as quais protecção contra os microorganismos exteriores. Encontra-se, portanto, bastante propicia a sofrer danos. Uma das feridas mais prejudiciais são as queimaduras. Estas danificam severamente a pele e quando isto ocorre são necessários transplantes de pele. Contudo é bastante complicado encontrar o transplante ideal, porque caso seja do próprio é causada muita dor desnecessária para a realização do mesmo, e caso seja de outro ser existe sempre o problema da rejeição.
    O fabrico de pele em laboratório já existe à diverso tempo, contudo tem desvantagens como o custo e o tempo de fabrico.
    Esta notícia é de extrema importância, pois ao conseguir fabricar pele em menos tempo e com custos não muito elevados é um grande avanço para a Ciência, pois existe muita gente a precisar de transplantes de pele, sem os conseguir sem reacções adversas, e isto é uma esperança para o futuro.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário