Avançar para o conteúdo principal

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro


Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago.
De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of Cancer, os investigadores do Irão descobriram que as pessoas que ingerem bebidas a mais de 60ºC aumentam o risco de padecer de cancro do esófago em 90%.
Esta é a primeira vez que uma investigação determina a temperatura de bebidasrelacionadas com o cancro do esófago. O estudo envolveu mais de 50 mil pessoas com idades entre 40 e 75 anos, que foram analisadas durante aproximadamente uma década no país persa.
Após o seguimento, foram identificados 317 novos casos desse tipo de cancro, associados ao consumo diário de 700 mililitros de chá a uma temperatura superior a 60ºC, ao contrário daqueles que o bebiam mais frios.
“Muitas pessoas gostam de beber chá, café ou outras bebidas quentes, no entanto, de acordo com o nosso relatório, beber chá muito quente pode aumentar o risco de cancro no esófago e, portanto, é aconselhável esperar até que as bebidas esfrie antes de ingeri-las”, assegurou o diretor da publicação Farhad Islami.
A este respeito, vários cientistas sugerem que a colocação de 10 mililitros de leite frioem bebidas quentes pode ajudar a prevenir doenças mortais, ao reduzir a temperatura. Para Andrew Sharrocks, professor da Universidade de Manchester, este hábito de algumas sociedades ocidentais pode estar refletido na menor incidência deste tipo de cancro, de acordo com o The Telegraph.
American Cancer Society afirma que estas condição é mais comum em homens do que em mulheres. Além disso, apontou que o uso de cigarros, charutos, cachimbos e tabaco de mascar são outro importante fator de risco para o desenvolvimento da doença.
Em 2016, a Organização Mundial da Saúde tinha já alertado para o risco de cancro associado a bebidas a temperaturas superiores a 65º.

FONTE: https://zap.aeiou.pt/bebidas-quentes-cancro-247258?fbclid=IwAR3ZF5TiAQMci8CEBe4dtVn1oxU9t5q-EIee7k0Gkki1epzFVCnfhnlvNFc

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de