Avançar para o conteúdo principal

Adiar a ida à casa de banho pode rebentar a bexiga


A bexiga de um adulto pode conter até meio litro de urina antes de a pessoa sentir vontade de ir à casa de banho. Mas, quando se atinge essa capacidade, os pequenos receptores da bexiga enviam uma mensagem ao cérebro, alertando para a necessidade de alívio.
Felizmente, a maioria das pessoas tem controlo total sobre a função das suas bexigas e, assim, quando recebem a mensagem do cérebro, podem optar por esvaziá-la imediatamente, ou segurar a urina por mais um bocadinho. Mas o que é que provocam ao corpo quando decidem adiar a ida à casa de banho?
A curto prazo, os esfíncteres cilíndricos da bexiga fecham-se firmemente, para evitar que a urina escape através da uretra.
Esses pequenos músculos são óptimos no que fazem, mas começam a falhar quando se utilizam de forma consistente, durante muito tempo: é como um trabalhador muito esgotado por anos de esforço contínuo e com pouco descanso.
Quem tem o hábito de adiar a vontade de ir à casa de banho várias vezes por semana – por exemplo, quando se é um camionista e se fazem longas viagens e não se gosta de parar -, está a sujeitar-se a consequências muito sérias a longo prazo, incluindo a um maior risco de infecção.

Consequências

Segurar a urina pode enfraquecer os músculos da bexiga, o que pode levar à retenção urinária – temida condição em que não se consegue esvaziar completamente a bexiga quando se urina, o que significa que se passa a ter sempre vontade de ir à casa de banho.
Também expõe o corpo a bactérias potencialmente prejudiciais, o que pode aumentar as possibilidades de contrair uma infecção do trato urinário ou da bexiga. Como qualquer outra infecção, estas podem complicar-se e tornar-se fatais.
E há ainda uma outra forma bizarra através da qual segurar a urina pode ser mortal: é que a bexiga pode rebentar.
Isto é muito raro, obviamente. Na maioria dos casos, as pessoas acabam por urinar involuntariamente antes que qualquer rompimento ocorra. Quando isso acontece, é quase sempre porque a bexiga já estava danificada por algum motivo.
Mas é melhor não arriscar, certo? Da próxima vez que sentir preguiça de se levantar da cama ou do sofá, apesar dos apelos do seu corpo, lembre-se que poderá acabar por ser presenteado com consequências muito desagradáveis.

Fonte: Zap
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários