Avançar para o conteúdo principal

Luz dos pirilampos pode originar marcador biomédico


Uma equipa de físicos e bioquímicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um método para modificar a molécula responsável pela emissão de luz dos pirilampos, no sentido de vir a gerar um marcador químico para futuras aplicações na saúde.

Conhecendo a constituição física e química da molécula geradora de luz nos pirilampos e a proteína onde está inserida, os investigadores começaram por estudar os detalhes dessa proteína, não só para perceber o seu funcionamento, mas essencialmente, para compreender como intervém no processo de emissão de luz e de cor - bioluminescência- da molécula.

Ao longo de quatro anos de investigação, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foi recolhida e estudada a informação necessária para perceber o comportamento em ambientes adversos.

Segundo Fernando Nogueira, coordenador do estudo, a análise deste complexo conjunto de dados permitiu trabalhar mutações de modo a provocar a resposta óptima da molécula para garantir um marcador eficiente em futuras aplicações biomédicas.

Para desenhar a fórmula correcta para a alteração da molécula, os investigadores recorreram ao poder de cálculo do supercomutador Milipeia.

Concluída a parte teórica, a pesquisa irá prosseguir em laboratório, com a realização de testes in vitro (linhas celulares) e in vivo (modelos animais).

Este estudo é um contributo importante para o desenvolvimento de novas abordagens aplicáveis ao diagnóstico e tratamento de doenças.
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários