Avançar para o conteúdo principal

Investigadora da UMinho premiada na área das próteses - estudo de Maria João Runa apresentou avanços em conferência mundial


A investigadora Maria João Runa, do Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M) da Universidade do Minho, foi galardoada com o Best Paper Award (melhor investigação) na conferência mundial «Wear of Materials», realizada em Filadélfia, nos EUA. O estudo, premiado entre os 300 apresentados, introduz melhorias na aplicação das próteses de anca, que são utilizadas por milhões de pessoas em todo o mundo.

A investigação vai ser publicada na conceituada revista
«Wear» e tem como título «Corrosion and tribocorrosion behavior of CoCrMo alloy used as hip joint implant materials under simulated body fluids: effect of proteins and normal load».
Os resultados obtidos por Maria João Runa contribuem para compreender o efeito conjunto das proteínas e dos esforços mecânicos no comportamento de próteses de anca. A pesquisa abre caminho para a introdução de melhorias nestes dispositivos, no sentido de diminuir a frequência de cirurgias de revisão, penosas para os pacientes e de elevado custo.

“As próteses de anca são expostas a condições químicas e mecânicas que são muito agressivas no corpo humano”, sublinha a cientista. O trabalho conclui que em determinadas condições de solicitação mecânica as proteínas podem ter um efeito protector, prevenindo a degradação dos materiais envolvidos, enquanto noutras condições, características de pessoas com maior actividade física, pode ser observado o efeito oposto.

“Este prémio internacional representa o reconhecimento de todo o meu esforço pessoal e académico”, confessa Maria João Runa, de 23 anos e natural da Covilhã. A investigadora fez o mestrado integrado em Engenharia Biomédica na Universidade do Minho e a licenciatura em Ciências Biomédicas na Universidade da Beira Interior.

Esta antiga aluna da Universidade da Beira Interior que frequentou o curso de Ciências Biomédicas é um exemplo de sucesso que nos faz acreditar num futuro em investigação biomédica e que nos mostra que é possível crescer quando a base de sustentação é sólida.

Retirado de http://www.cienciahoje.pt/

Gabriela Tavares 
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários