Avançar para o conteúdo principal

Intravascular Continuous Glucose Monitoring from InvivoSense


We’ve featured continuous glucose monitoring (CGM) devices on Medgadget before, but they had the disadvantage of being subcutaneous, and it’s unclear how long the subcutaneous reading takes to catch up to the actual blood glucose level.
A new device from InvivoSense, a company based in Norway, is inserted through a central line port and measures, in real-time, the glucose concentration in the blood. This could help us to more accurately study the effect of “tight” vs. “permissive” glucose control. The studies so far on this subject have been contradictory, and part of the reason may be that glucose is normally measured only hourly at the most.
The sensor uses a new technological approach based on the shrinking and swelling of a boronic acid incorporated hydrogel when exposed to various glucose concentrations. This device was validated in the January 2011 issue ofAnesthesiology, and it showed remarkable correlation with the gold standard methods.

Retirado de http://medgadget.com
Fernando Garcia

Comentários

  1. Na unidade de cuidados intensivos (UCI) o controlo da glucose sempre foi um problema para os cirurgiões e enfermeiros que acompanham o período operatório de um paciente. O nosso corpo responde a uma operação de forma extrema desde o stress psicológico ao stress físico envolvido numa operação o nosso corpo liberta hormonas e factores que induzem a produção de glucose, o que leva a alterações bruscas que não são detectados sem uma monitorização continuada. Com o sistema de medição da InvivoSense que para além de utilizar um dos maiores avanços na medicina, a utilização da fibra óptica conjugada a um hidrogel, permite então uma monitorização contínua de glucose e um controlo permanente dos estados de hiperglicémia reduzindo quase sempre o número de infecções que se podem desenvolver nestes estados hiperglicémicos em que as bactérias têm maior facilidade em proliferar.

    Fernando Garcia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de