Avançar para o conteúdo principal

"Baço-em-um-chip" produz informações sobre a doença falciforme


    Todos os dias, bilhões de glóbulos vermelhos passam pelo baço, órgão responsável por filtrar células sanguíneas velhas ou danificadas. Essa tarefa se torna mais difícil quando as células sanguíneas estão disformes, como ocorre em pacientes com doença falciforme, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

    Pesquisadores do MIT, da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, do Instituto Pasteur, em Paris, e de outras instituições projetaram um dispositivo microfluídico, ou "baço-em-um-chip", que pode modelar como esse fenômeno, conhecido como sequestro esplênico agudo, surge.

    Descobriram que os baixos níveis de oxigênio tornam mais provável que os filtros do baço fiquem entupidos. Eles também mostraram que aumentar os níveis de oxigênio pode desobstruir os filtros, o que pode ajudar a explicar como as transfusões de sangue ajudam os pacientes que sofrem dessa condição.

    Com esse dispositivo, esperam que o dispositivo possa um dia ser usado para ajudar os médicos a analisar as células sanguíneas de pacientes individuais e monitorar como sua doença está progredindo.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de