Avançar para o conteúdo principal

Braço artificial controlado pela mente é tão real que nem parece uma prótese

Um sistema de implante que permita controlar um braço artificial através da mente, sem a necessidade de qualquer equipamento de suporte, poderá estar disponível na Europa nos próximos dois anos.

O sistema de implante, que pode ser conectado a qualquer prótese de braço disponível no mercado, está a ser usado atualmente por três pessoas na Suécia que tiveram uma amputação acima do cotovelo.

O sistema é integrado aos nervos, permitindo que o paciente controle a prótese através dos seus pensamentos, como faria com um membro natural.

Ao contrário das próteses tradicionais de encaixe, este novo sistema baseia-se numa prótese neuromusculoesquelética, o que significa que interage diretamente com os nervos e músculos do tronco, para que os pacientes possam controlar a prótese com a mente, de maneira totalmente realista.
Segundo os investigadores, citados pelo New Atlas, o sentimento é tão realista que os participantes nem precisaram de ser treinados para usar este sistema.

A prótese é cirurgicamente anexada à secção restante do membro do paciente e ancorada ao osso para dar mais estabilidade. Os elétrodos são implantados nos músculos e nos nervos, para que o paciente consiga abrir e fechar a mão e sentir feedback sensorial.

Os sensores de força são incorporados ao polegar da prótese, que mede o contacto e a pressão. Estas informações são enviadas ao cérebro, permitindo que o paciente sinta quando toca em algum objeto.
Até agora, este sistema demonstrou ser seguro, útil e estável. O artigo científico foi recentemente publicado no New England Journal of Medicine.

A equipa espera expandir o uso deste sistema para outras regiões e tipos de próteses. “O nosso objetivo é ter a marcação CE em breve, dentro de dois anos. Depois disso, o sistema poderá estar disponível na Europa”, avançou um dos membros da equipa.

O estudo inovador foi conduzido por investigadores da Universidade de Tecnologia de Chalmers, do Hospital Universitário Sahlgrenska, da Universidade de Gotemburgo, do Integrum AB, da Universidade Médica de Viena e do MIT.

Fonte: https://zap.aeiou.pt/braco-artificial-controlado-pela-mente-322593?fbclid=IwAR3nC5neKNn0rwNX76UwEk2D5FzoeM-ogxhBmUrHW6SO5PL5uAYQR38Y20s


The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários