
A perda de olfacto e de paladar são sintomas frequentes nas pessoas afectadas pela doença covid-19 na Europa, segundo um estudo coordenado por dois médicos otorrinolaringologistas ligados à Universidade de Mons, na Bélgica.
Este estudo foi realizado em cerca de 417 pacientes infectados (263 mulheres e 154 homens) com o novo coronavírus, mas de forma “não severa”. No final, verificou-se que 86% dessas pessoas apresentaram problemas de olfacto (a maioria não sente mais nada) e que 88% tiveram problemas de paladar.
Os problemas olfactivos surgem, normalmente, ao mesmo tempo do que os sintomas gerais da doença (tosse, dores musculares, perda de apetite e febre) e os sintomas otorrinológicos (dores faciais, nariz entupido). Mas, por vezes, a perda do olfacto ou do paladar ocorre depois dos outros sintomas (em 23% dos casos analisados) ou antes (em 12% dos casos).
Sem explicação aparente, as mulheres são mais sujeitas à perda do olfacto do que os homens. O estudo indica que quase metade dos indivíduos (44%) recuperou o olfacto, num prazo relativamente curto de 15 dias.
Comentários
Enviar um comentário