Avançar para o conteúdo principal

Nova abordagem em campo florescente na terapia do câncer de próstata

Uma nova tecnologia ablativa para câncer de próstata não deixa muito disso para trás após um tratamento típico de 50 minutos, reduzindo o tamanho da próstata em 90% (de 41 para 4 centímetros cúbicos), de acordo com um novo estudo da 2019 American Urological Association. encontro anual.
A ablação transuretral por ultra-som guiada por ressonância magnética (TULSA; Profound Medical) é uma entrada relativamente nova no "campo crescente dentro do câncer de próstata localizado, tentando encontrar maneiras novas e melhores de tratá-lo", disse o autor Scott Eggener, urologista. , Universidade de Chicago, em uma coletiva de imprensa da AUA.
O tratamento ainda não está disponível nos Estados Unidos, mas é usado em alguns centros europeus. A empresa recentemente apresentou seu pedido de 501K ao FDA para aprovação em potencial.
No novo estudo da fase 2 em 13 instituições em cinco países, quase todos os 115 homens (96%) atingiram o objetivo primário de redução do PSA ≥75%. Eggener reconheceu que outras tecnologias que eliminam completamente a próstata produziram reduções de antígeno prostático específico (PSA) "neste estádio".
Pré-tratamento, 72 (63%) dos 115 homens tinham Grau no Grupo 2 (GG2), também conhecido como escore de Gleason 3 + 4 ou superior.
O PSA médio do grupo de estudo pós-tratamento foi de 0,34 ng / mL, o que é "realmente muito baixo, sugerindo que [TULSA] fez um bom trabalho em ablação de tecido prostático", disse Eggener.
Alan Priester, PhD, pesquisador de urologia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, chamou a nova tecnologia de "muito emocionante" e os primeiros resultados "bastante promissores".
No entanto, o novo estudo produziu uma "estatística preocupante", disse ele.
"Apesar de mais de 90% da glândula estar sendo destruída, 36% dos homens tinham evidências de câncer no acompanhamento", disse Priester ao Medscape Medical News. Em uma nota mais positiva, "muito disso foi clinicamente insignificante", acrescentou.
Esta foi uma referência ao fato de que 64% dos homens estavam livres de câncer na biópsia obrigatória de 1 ano, um desfecho secundário.
No entanto, para o subgrupo de homens no início do estudo com Gleason Grade (GG) 2, também conhecido como escore de Gleason 3 + 4 ou superior, os resultados foram melhores: 79% estavam livres de câncer um ano depois.
Priester disse que uma seleção de pacientes mais criteriosa pode ajudar a reduzir a recorrência (como a exclusão de pacientes com grandes calcificações ou suspeita de extensão capsular extra).
A TULSA é diferente da ultrassonografia focal de alta intensidade (HIFU), empregando uma corrente periférica de ultrassom com uma rotação contínua de varredura. O ultrassom da HIFU chega pelo reto até a próstata; Ambas as tecnologias ablacionam uma grande parte da próstata.
Eggener disse a repórteres que o "santo graal" do tratamento de câncer de próstata confinado a órgãos é destruir quase todo o tecido, limitando os danos fora da glândula, para proteger as funções sexual e urinária.
"Da melhor maneira que sabemos, a maneira como temos ereções é através dos nervos que estão do lado de fora da próstata", observou Eggener.
Outro objetivo primário é poupar a uretra, que passa pelo centro da próstata, para evitar sintomas urinários.
A visão "utópica" de Eggener para os homens, depois de terminarem a gravidez, é uma pílula mágica que eles poderiam tomar "para fazer a próstata desaparecer" e, assim, evitar infecções, engrandecimento e câncer.


O procedimento da TULSA ocorre em um conjunto de ressonância magnética, sob anestesia geral, com uma equipe que inclui um urologista e radiologista, disse Eggener. O câncer e a próstata são mapeados através de uma sonda transuréter. O paciente também tem um tubo subrapúbico que atravessa o abdome até a bexiga e permanece no local por aproximadamente duas semanas após o tratamento.
No novo estudo, a idade mediana foi de 65 anos e PSA 6,3 (4,6 - 7,9) ng / mL. O tempo médio de entrega do tratamento foi de 51 minutos. Isso impressionou Priester.
"Prostatectomia radical leva horas, assim como muitas intervenções guiadas por RM, como HIFU ou ablação a laser", disse ele.
O tempo de tratamento relatado não levou em consideração o tempo gasto na preparação do paciente e na localização da RM. No entanto, Priester disse, "ainda é uma redução impressionante no tempo de procedimento, o que poderia ajudar a baixar os custos dos procedimentos e melhorar a segurança".
Eventos adversos de grau 3 ocorreram em 9 (8%) homens, incluindo infecções (4%), estenose uretral (2%), retenção urinária (2%), cálculo uretral e dor (1%) e urinoma (1%), tudo resolvido. Não houve lesões retais ou eventos de grau 4 ou superior.
Dos 112 homens com dados de continência de 1 ano, 1% eram incontinentes (mais de 1 absorvente / dia), o vazamento diário aumentou 4% e 8% usaram um absorvente. Median International Prostate Symptom Score permaneceu inalterado em 1 ano.
"Apesar de tratar toda a próstata, os pesquisadores conseguiram preservar a continência urinária e funcionar em quase todos os pacientes", disse Priester. "Do ponto de vista tecnológico isso é particularmente impressionante, considerando que o tratamento foi feito por via transuretral, mas [ainda] eles conseguiram poupar a uretra do tratamento".
Em 1 ano, 20% dos pacientes tinham disfunção erétil grau 2, a mudança média no Índice Internacional de Função Erétil (IIEF-5) foi -3 (-13 a 0, n = 105) e 69 (75%) de 92 pacientes ereções mantidas suficientes para penetração (IIEF Q2 ≥ 2).
Priester comentou que as taxas de impotência relatadas estavam abaixo do par. "Embora isso seja melhor do que a prostatectomia radical, é pior do que os valores relatados para a maioria dos tratamentos focais, como HIFU focal ou crioablação da glândula", disse ele.
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários