Avançar para o conteúdo principal

Mestrado em Ciências Biomédicas acreditado por seis anos

 
O 2.º Ciclo que integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências da Saúde recebeu luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior pelo período máximo permitido por lei.
 
O Mestrado em Ciências Biomédicas foi acreditado pelo período máximo de seis anos, de acordo com a decisão da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Este veredicto acerca do 2.º Ciclo que funciona na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) dá continuidade a um curso de qualidade, caracterizado pela sua interdisciplinaridade e capacidade de formar alunos com competências teórico-práticas essenciais ao desempenho de atividades profissionais em diferentes sectores do tecido económico.

“Ministrado na UBI por docentes altamente qualificados e experientes, permite aos estudantes consolidar os conhecimentos adquiridos no 1.º ciclo de formação e aplicá-los na compreensão e resolução de questões em vários contextos relacionados com as Ciências Biomédicas”, como explica o diretor do curso, o docente Ilídio Correia.

Com um amplo leque de Unidades Curriculares optativas e uma componente de conteúdos diversificados nas áreas da Biologia, Bioquímica, Engenharia, Física e Gestão, a formação estimula a capacidade de autoaprendizagem, o espírito crítico e a adaptação às novas tecnologias na área das Ciências Biomédicas. No final do Mestrado, “os alunos adquirem competências que lhes permitem conceber e desenvolver, com sucesso, qualquer projeto profissional ou de investigação científica e tecnológica na área das Ciências Biomédicas e afins, em qualquer parte do Mundo”, acrescenta o docente da FCS-UBI, lembrando que também por isso, os “alunos que concluem este ciclo de estudos têm uma elevada empregabilidade, o que mostra e salienta a importância desta formação para a sociedade”.

As competências adquiridas possibilitam o desempenho de atividades profissionais no apoio técnico em meio clínico, consultoria empresarial, desenvolvimento e certificação de novos dispositivos médicos produzidos pela indústria, o ensino, particularmente politécnico e universitário, e a investigação em laboratórios.

O 2.º ciclo de estudos em Ciências Biomédicas na UBI tem registado uma crescente procura por parte de alunos que efetuaram as suas licenciaturas noutras instituições de Ensino Superior (Universidades e Politécnicos), uma vez que este mestrado lhes proporciona uma forte componente prática, o que constitui uma mais-valia relativamente a outros 2.º ciclos desta área existentes noutras instituições. “Por outro lado, a interação entre o professor-aluno, aluno-profissional de saúde e alunos-sociedade é amplamente estimulada neste Mestrado. Esta abordagem permite aos alunos identificarem problemas e propor soluções de acordo com o estado da arte”, conclui Ilídio Correia.
 
Fonte: UBI
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários