Avançar para o conteúdo principal

Estudante da UBI preside à Associação Nacional de Ciências Biomédicas

Ulisses Gaspar, do 3.º ano da Licenciatura em Ciências Biomédicas, tem pela frente um mandato de um ano.

A ANCiB - Associação Nacional de Ciências Biomédicas será presidida ao longo do próximo ano por um estudante da Universidade da Beira Interior (UBI). Ulisses Gaspar tomou posse no cargo a 6 de fevereiro, com o propósito de dar um novo impulso ao organismo que junta elementos de três instituições de Ensino Superior portuguesas onde funcionam cursos desta área: Algarve, Aveiro e UBI.

O estudante do 3.º ano de licenciatura é o primeiro aluno da UBI a presidir ao organismo fundado em 2014. No Conselho Diretivo contará com o apoio de três elementos da Universidade da Beira Interior. Diogo Ramos terá a função de Secretário-Geral, Jorge Ferreira a de Tesoureiro e Marta Pereira será Vogal. Nos restantes órgãos sociais, e ainda da UBI, Micaela Almeida preside ao Conselho fiscal e Gonçalo Laranja será o secretário. Marília Figueira foi eleita Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Diogo Monteiro Secretário Adjunto.

“Criar uma identidade sólida do que é um biomédico e como ele se pode destacar” é um das prioridades que Ulisses Gaspar define para o mandato. As outras são “englobar e consolidar o conhecimento e experiência dos alunos a área, apostar na imagem externa da associação – tanto empresarial como social –, dinamizar iniciativas, assim como promover prémios e estudos dos alunos”. Ser um apoio direto aos núcleos de estudantes, impulsionar intercâmbios internacionais, defender um perfil dos estudantes de Ciências Biomédicas e reconhecer todos os elementos da classe também fazem parte do programa do presidente da ANCiB.

Esta Associação surgiu para colmatar a necessidade de divulgação e de proteção dos profissionais Biomédicos. Esta área de formação existe no país desde 2005, tendo colocado no mercado de trabalho profissionais nos setores da saúde, biologia e engenharia.

Fonte: UBI
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários