Avançar para o conteúdo principal

Cientistas criam dispositivo que imita vasos sanguíneos e acelera deteção de doenças

Uma equipa internacional de investigadores criou um dispositivo que replica a contração e distensão dos vasos sanguíneos, permitindo acelerar a descoberta de doenças e responder a várias linhas de investigação associadas ao envelhecimento vascular. 

“Um novo dispositivo que replica a contração e distensão dos vasos sanguíneos”, que acelera “a descoberta de doenças e medicamentos” e “permite reduzir a utilização de modelos animais em experiência”, foi desenvolvido por uma equipa internacional de investigadores, anunciou esta segunda-feira (13/03) a Universidade de Coimbra (UC).
Do grupo de especialistas faz parte o português João Ribas, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da UC. O novo dispositivo ou chip, concebido no âmbito de um estudo já publicado na revista científica Small, é feito de um material derivado do silicone, com recurso a técnicas de microfabricação.

Quando as células estão neste ambiente dinâmico, neste ‘órgão-num-chip’, “as respostas são completamente diferentes das obtidas pelos dispositivos tradicionais porque as suas características assemelham-se às das células in vivo”, afirma a UC.
Apesar dos elevados investimentos na pesquisa de novos fármacos na área cardiovascular, “poucos são os que chegam ao mercado”, refere a UC, considerando que a situação se deve, “em parte, à falta de modelos que reproduzam as condições do coração e vasos sanguíneos observadas no corpo humano, como o batimento cardíaco”.
Este estudo, salienta a UC, procurou desvendar as diferenças que existem entre modelos que simulam as condições do corpo humano e modelos estáticos de cultura celular utilizados atualmente.

 Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/criado-dispositivo-vascular-para-testar-celulas-e-acelerar-detecao-de-doencas?pagina=1

Comentário do Bloguista: A esperança média de vida tem vindo a aumentar nos países desenvolvidos e com o avançar da idade aumenta a incidência de várias condições patológicas. A idade por si só é o preditor mais importante das doenças cardiovasculares, devido às alterações que ocorrem no sistema cardiovascular. Um dos parâmetros que é considerado para avaliar o estado de saúde da população idosa é o envelhecimento vascular.
O dispositivo agora desenvolvido possibilita acelerar a deteção de doenças e responder a várias linhas de investigação associadas ao envelhecimento vascular ao replicar a contração e distensão dos vasos sanguíneos. No estudo foi utilizado um modelo celular de envelhecimento prematuro e a utilização do dispositivo permitiu obter vários marcadores de inflamação e doença vascular elevados. Este dispositivo apresenta ainda como vantagens o facto de permitir o estudo e a descoberta de novos medicamentos e a redução da utilização de modelos animais em experiências deste tipo.
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários