Avançar para o conteúdo principal

Surprising Mechanism of Acid Reflux Damage Identified by Researchers

«Há mais de 80 anos, que se tem assumido que o ácido do estômago danifica a parede do esófago, causando queimaduras químicas, mas a mais recente investigação sugere que os danos em pacientes com doença de refluxo gastro esofágico (DRGE), na verdade, ocorre através de uma doença inflamatória, que não é mais do que uma resposta solicitada pela secreção de proteínas chamadas citocinas.
"Embora esta mudança radical no conceito dos danos causados no esófago de pacientes com DRGE, não vamos mudar a nossa abordagem ao seu tratamento, com medicamentos de supressão de ácido, mas pode ter implicações substanciais a longo prazo", disse o autor sénior Dr. Stuart Spechler, Professor de Medicina interna da UT Southwestern e Chefe do Departamento de Gastroenterologia no Medical Center Dallas VA Dallas.
"Algum dia nós poderemos tratar a DRGE com medicamentos que têm como alvo as citocinas ou células inflamatórias que realmente causam danos ao esôfago", disse a coautora sénior Dra. Rhonda Souza, Professora de Medicina Interna da UT Southwestern e que faz parte da equipa médica do Departamento de Gastroenterologia no Centro Médico VA Dallas.»



Fonte:https://www.sciencedaily.com/releases/2016/05/160517191818.htm

Comentário do Bloguista: Novos desenvolvimentos na investigação do refluxo gástrico, que podem mudar não só o compreender do mecanismo da patologia, mas também a abordagem terapêutica num futuro próximo. Investigadores descobriram que a inflamação na parede do esófago é uma resposta inflamatória a citocinas secretadas e, não uma consequência do refluxo do ácido do estômago. Novas investigações têm de ser feitas para melhor compreender esta nova descoberta, no entanto conseguimos perceber que estes novos dados poderão mudar o cenário desta condição.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inteligência Artificial

  Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Livro Branco sobre IA é guia ético para a literacia digital na biomedicina Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida prepara documento para aproximar profissionais de saúde, sociedade civil e poder público às questões éticas e jurídicas da Inteligência Artificial. Fonte:  https://www.publico.pt/2024/02/16/sociedade/noticia/livro-branco-ia-guia-etico-literacia-digital-biomedicina-2080649
 WORKSHOP Não sabe o que fazer depois do mestrado? Que caminho seguir? São tantas opções, não é mesmo? Por isso, te convidamos a assistir ao workshop "Acabei o Mestrado! E agora?" para sanar todas as suas dúvidas e decidir os próximos passos do teu futuro! Te aguardamos quinta-feira dia 11 de Abril às 14:00 no Anfiteatro Amarelo da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI!

Ciências Biomédicas da UBI (Covilhã) com 100% de Empregabilidade!

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com índices superiores a 91 por cento, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI. O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional mostra, sem grandes surpresas, que os cursos de Engenharia da UBI continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, colocando-se sempre acima dos 90 por cento, situando-se numa média de 94%, sendo o mínimo de 89% (engenharia civil) e o máximo de 98% (engenharia eletrotécnica) nesta área. Medicina, Ciências Farmacêuticas, Tecnologias e Sistemas de Informação e Ciências Biomédicas são os que melhores resultados alcançam com 100 por cento de