Avançar para o conteúdo principal

Foi revelado o alimento mais cancerígeno



«O alimento mais cancerígeno é a carne processada. A avaliação apresentada pela Agência Internacional para a Investigação em Cancro da Organização Mundial de Saúde revelou que 50 gramas diários destas carnes aumentam em 18% o risco de desenvolver cancro colorretal.

Para explicar o que isto pode querer dizer, o Cancer Research UK dá um exemplo: se entre as pessoas que comem pouca carne há 56 pessoas em cada mil no Reino Unido podem desenvolver cancro colorretal, então entre as pessoas que comem muita carne processada haverá 66 pessoas em cada mil que podem desenvolver este tipo de cancro.

O grande problema deste alimento é a quantidade de nitratos que vem do sal usado para estas carnes. Os nitratos que são transformados em nitritos dentro da nossa boca seguem para o estômago, que converte os nitritos em compostos cancerígenos. O melhor remédio para contrariar este processo é o consumo de produtos ricos em antioxidantes como a vitamina C. Acontece que grande parte das pessoas que consome estas carnes regularmente não tem uma alimentação saudável.

Além da possibilidade de cancro, o consumo destas carnes pode aumentar o risco de se desenvolver diabetes do tipo 2, devido à quantidade de gorduras saturadas, sal e nitratos. Estas são razões mais do que suficientes para começar a cortar este tipo de carnes da sua alimentação habitual.

De qualquer forma os investigadores alertam que não existem alimentos 100% seguros e que a origem do cancro colorretal é multifatorial. A alimentação variada, rica em fibras e pobre em gordura animal, assim como a adoção de um estilo de vida saudável – mantendo uma vida ativa e evitando o consumo de álcool e tabaco –, são elementos chave não só para a prevenção do cancro colorretal, mas também dos restantes tipos de cancro.»

Fonte: http://observador.pt/2016/03/11/revelado-alimento-cancerigeno/


Comentário do Bloguista: Numa altura em que a preocupação com a alimentação está a aumentar, é essencial saber o que contêm ao certo os alimentos que ingerimos de forma a poder evitar o que potencialmente prejudicará a nossa saúde e dessa forma reduzir a probabilidade de vir a padecer de alguma doença. Este estudo revelado pela Agência Internacional para a Investigação em Cancro da Organização Mundial de Saúde revelou que o consumo diário de 50 gramas de carne processada aumenta em 18% o risco de desenvolver cancro colorretal. Sendo o principal problema a quantidade de nitratos que vem do sal utilizado nestas carnes existe a possibilidade de desenvolver cancro e aumentar o risco de desenvolver diabetes do tipo 2. Assim, devíamos começar a cortar ou mesmo retirar da nossa alimentação produtos com carnes processadas.
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários