Avançar para o conteúdo principal

A felicidade também pode causar males de coração





"Estudo de investigadores suíços mostra que também pode haver stress nas emoções positivas.

Não é só de males de amor, de desgosto intenso ou de um súbito episódio de raiva que o coração pode ressentir-se, e fraquejar. Momentos de grande felicidade ou de alegria também podem, afinal, causar uma condição cardíaca conhecida como takotsubo cardiomiopatia, que corresponde a uma alteração temporária da forma do ventrículo esquerdo, e que se caracteriza por dores no peito e falta de ar.

Cerca de 75% dos casos de takotsubo cardiomiopatia são causados por situações de grande stress, como a perda súbita de alguém, uma grande cirurgia ou o envolvimento num acidente. Mas a boa notícia é que em geral esta situação é temporária e a pessoa acaba por recuperar completamente."




Comentário do Bloguista:A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. Sabe-se agora que este estado pode levar ao desenvolvimento de uma condição cardíaca conhecida como takotsubo cardiomiopatia, que corresponde a uma alteração temporária da forma do ventrículo esquerdo, e que se caracteriza por dores no peito e falta de ar, ao contrário do que se pensava antes, que apenas as emoções negativas levavam ao desenvolvimento desta condição.
The creation of this blog came from a challenge posed to Masters students of Biomedical Sciences of the University of Beira Interior, Covilhã (Portugal), by Professor Doctor José Eduardo Cavaco within the course "Project in Biomedical Sciences''. The Biomedical Sciences combine the areas of Biology, Biochemistry, Physics, Management and Engineering, stimulating the capacity for self learning, critical thinking and adaptation to new technologies. Thus, the Biomedics integration in different areas of the national and international job market is possible as technical supporters in clinical environment, consulting, industry, education and research. For more information: http://www.ubi.pt/Curso/907.

Comentários